É assim, por mais que o tempo passe, as atualizações ocorram no Google Analytics, algumas funções caem em desuso, mas algumas necessidades permanecem.

Uma destas necessidades é manter um perfil do GA “limpo” da influência de acesso dos usuários que estão envolvidos na produção e manutenção do site.

Mas qual a razão de retirar estes dados da ferramenta? Alguém pode perguntar…

Eu digo claramente que é porque ninguém deve medir um site com influência de acessos que não refletem o comportamento do público, com pena de tomar decisões que não estão baseadas nas necessidades de quem acessa o site e, consequentemente, também do negócio.

Sabemos que isso pode ser feito facilmente com filtros pré-definidos ou até com os customizados, retirando-se os acessos de determinados ranges de IPs (sim os IPs ficam registrados nos cookies e são coletados pelo Google Analytics apesar de não termos um relatório específico com estes dados).

Filtro_IP_Predefinido

Filtro_IP_Customizado

Mas agora vem os problemas:

1) E se eu não tiver uma lista fixa de IPs? ou

2) E se eu trabalhar em/para uma empresa com unidades espalhadas por todo Brasil, sendo que diversos funcionários usam o site para determinadas consultas relativas as atividades de trabalho?

Nestes casos um filtro de IP começa a não fazer sentido, devido ao volume e diversidade de ranges ou até a não existência de um fixo.

Mas….existe uma solução não tão nova, que usa uma função que vem sendo substituída no Google Analytics, o _setVar, que servia para segmentar as pessoas no site, mas com uma limitação que é só trabalhar com um nível de agrupamento, o que foi otimizado com a nova chamada _setCustomVar, que trabalha com 5 níveis por usuário (fica a observação de que para clusterizar o público de um site é muito melhor usar a função nova ok?).

Mas por que eu não posso utilizar a nova função para isso?

Infelizmente só conseguimos aplicar um filtro em um perfil usando as informações “Definidas pelo usuário”, impossibilitando o uso da função nova para isso.

Mas vamos falar da parte prática: Como fazer isso?

1) Criar uma página de entrada, pela qual todos os usuários da empresa, em qualquer das unidades, sejam obrigados a passar para acessar o site (conforme ilustração);

Landing_Funcionarios

2) Nesta página vocês inserem dentro do GATC a função _setVar com o valor “Funcionario” por exemplo (conforme exemplo);

Tag_Landing_Funcionarios
3) Abra um novo perfil da sua propriedade, no qual você vai criar um filtro, excluindo as visitas com o valor “Definido pelo usuário” igual a “Funcionários”  (conforme exemplo).

Filtro_UserDefined

Pronto! Mais uma solução para um problema não previsto.

Ah, muita atenção porque como mencionado acima, esta função esta em desuso, porém funcionando (tenho aplicação recente dela em um cliente), mas como a intenção do Google é trocar uma por outra ACOMPANHEM, para se necessário encontrar uma outra saída.

Aqui vale ainda mais a máxima de que implementação de Web Analytics não pode ser feita só no começo de um site, precisa ser revisada e atualizada conforme as mudanças das ferramentas.

É isso, aproveitem (:o)

Flávio Silveira.

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